
Com base em uma apuração paralela realizada por apoiadores e representantes municipais, o deputado federal Zeca Dirceu deve ser o novo presidente do PT no Paraná. A chamada PED 2025 (Processo de Eleições Diretas do PT) no estado já teve 95% dos municípios apurados extraoficialmente — incluindo 100% das grandes cidades — e aponta uma vitória de Zeca no primeiro turno.
Segundo a contagem paralela, feita com base nas atas de apuração fotografadas e recebidas diretamente dos mesários e dirigentes locais, o resultado parcial é:
* *Zeca Dirceu:* 7.887 votos
* *Arilson Chiorato:* 6.194 votos
* *Tadeu Veneri:* 875 votos
* *Hermes Frangão:* 470 votos
*Total de votos para outros candidatos:* 7.539
*Vantagem de Zeca Dirceu:* 348 votos
Os dados foram divulgados pela assessoria de Zeca Dirceu no início da tarde desta segunda-feira (7) e indicam um cenário difícil de ser revertido, restando apenas cerca de 20 pequenos municípios a serem apurados.
Embora a apuração oficial ainda esteja em ritmo lento — por volta das 11h desta manhã, apenas 40% dos votos haviam sido oficialmente computados — a expectativa é que o resultado final reflita os mesmos números. Isso porque as fontes da apuração paralela são as mesmas da oficial: atas assinadas no fechamento de cada sessão de votação.
Com essa projeção, Zeca Dirceu consolida sua liderança e deve comandar o PT no Paraná pelos próximos anos, em um momento estratégico para o partido, que busca fortalecer suas bases para as eleições municipais de 2026 e o embate nacional de 2026.
*Atualização*
A apuração oficial segue em andamento. A comissão eleitoral estadual do PT ainda não divulgou previsão de encerramento.
Via: Vale Sudoeste - Foto: Divulgação